Como Montar Loja de Aluguel de Livros

PROJETOS PARA LOJA DE ALUGUEL DE LIVROS
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  • Planta Baixa Livraria com capacidade para exposição de 10.000 livros.
  • Projeto Loja para Locação de Livros com capacidade para 200 locações/dia.
  • Como Montar Loja de Livros Usados com 800 m2
  • Equipamentos e Máquinas
  • Estudo de Viabilidade
  • Plano de Negócios
  • Metaverso
  • Tour Virtual
  • Fotos 360 graus
  • Como Abrir
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    Como Montar Loja de Aluguel de Livros

    Uma opção nova de negócios é uma locadora de livros.


    Esse empreendimento não muito comum está se tornando um negócio diferente e bem rentável para o empreendedor que está disposto a inovar.


    É necessário ter bons conhecimentos em títulos diversos, boa localização, estrutura de acordo para acolher os exemplares que fizerem parte da empresa, uma decoração um tanto acolhedora e conforto para que os clientes se sintam mais a vontade.


    O local não precisa de imediato ser muito grande, isso dependerá de quanto material disponibilizará para locação, podendo iniciar o negócio menor e ir ampliando de acordo com a dinâmica do negócio.


    Para iniciar esse empreendimento é aconselhável que possua planejamento prévio, escolha de títulos de livros que possam atender o público em geral.


    Geralmente a locadora de livros tem como público maior estudantes universitários e estudantes em geral.


    Portanto livros técnicos é a grande maior procura.


    O treinamento de funcionários para atendimento, catalogar exemplares e administração tem que ser algo intensivo para que eles saibam relacionar títulos, reconhecer os livros e observar todo o processo de aluguel.


    Os livros devem estar em boas condições para serem locados e algumas observações devem ser passadas para quem vai alugar.


    Como:

    Devolução no tempo previsto;
    Multa por atraso na entrega;
    Revisão do material alugado e conferência do material na entrega.
    Cobrança de valores dependendo até do valor do livro para reposição se houver danos.
    O local deverá dispor de espaço para a colocação de títulos separadamente de acordo com cada matéria ou assunto.


    As prateleiras devem ser limpas periodicamente e os livros revisados para que não sofram danos como umidade, ataque de insetos e claridade e sol diretamente causando danos irreversíveis.


    O item limpeza e manutenção também devem ser revisto periodicamente.

    É importante que o espaço tenha boas condições para uma boa circulação de pessoas entre as prateleiras e exame do conteúdo.


    Poderá disponibilizar de poltronas ou cadeiras para que o locador possa sentar e analisar o livro se é de acordo com o assunto que procura.


    Esse tipo de negócio deve ser bem planejado e ter uma orientação prévia de um bibliotecário (a) para que possa atender as necessidades do locador.


    Outro item indispensável é a divulgação do empreendimento como:

    Distribuição de panfletos nas universidades, escolas, escolas preparatórias, faculdades e cursinhos pré vestibulares.
    Placa de identificação do negócio bem visível e legível.
    Boa ambientação do local com fachada atraente.
    Divulgação em meios de comunicação como Rádio, TV, jornais e outros e
    Parcerias com estabelecimentos estudantis.
    Para que o cliente se torne alguém responsável nas devoluções é necessário que tenha cadastro contendo números de documentos pessoais como:

    CPF e RG, endereço completo, números de telefones, comprovante de residência, comprovante de rendimentos, carteira profissional, referências comerciais e bancárias.


    Como toda empresa deverá contar com a ajuda de um contador para a documentação necessária de abertura de firma, pagamentos de tributos e funcionários.


    O local que abrigará o empreendimento deve ter boas condições de água, luz e esgoto.


    Estar com a documentação em dia para que o estabelecimento possa funcionar.


    Deverá possuir uma área destinada à recepção e ou atendimento ao público com balcão, telefone, computadores e outros utensílios básicos disponibilizados para atendimento ao cliente como máquinas de cartão de crédito e caixa.


    As estantes ou prateleiras que disponibilizarão os livros para aluguel deverão ser claras , limpas e alguns exemplares mais caros ou menos alugados por questões de preço devem ficar em armários com portas de vidro para que possam ser visualizados por possíveis clientes.


    Outro item que não falamos ainda é que uma locadora poderá dispor também de uma sala de leitura, onde o interessado possa locar e ler o exemplar ou realizar pesquisas, trabalhos escolares sem ter que levar o exemplar para casa.

    Podendo utilizar ali mesmo se for o caso.


    Nos dias de hoje o que facilita muito também é catalogar todos os livros e manter o acervo em local fechado com apenas consultas virtuais ou sob a orientação de um consultor na empresa que poderá ajudar o possível locador a busca do que precisa sem ter que ficar folheando os livros evitando assim estragos e perda de tempo na busca pelo que precisa.


    É de extrema importância que um funcionário fique sob o controle das locações e conferência de dados do cliente, cadastro e tudo o mais para que nenhum livro saia da loja sem o compromisso de entrega dentro do prazo.


    Outros funcionários podem fazer parte do empreendimento desde que possam integrar com conhecimentos culturais, conhecimentos de assuntos específicos e responsabilidade na função exercida.


    Devem ser ágeis e atender conforme a necessidade do cliente buscando alternativas legais para atender de acordo com o interesse do locador.


    Dentre os equipamentos mais utilizados podemos citar:

    Computadores;
    Impressoras;
    Balcões;
    Estantes;
    Telefones;
    Som ambiente ou não dependendo do tipo de atendimento;
    Mesinhas;
    Cadeiras e poltronas.
    Todos os exemplares devem ser numerados e catalogados conforme o assunto e isso deverão constar em uma lista minuciosa de todos os títulos.


    O empreendedor também poderá utilizar de programas de computadores que possam fazer toda a relação com exemplares da loja, exemplares alugados e devolvidos para que possa realmente manter um controle ativo do local evitando perdas e utilizando de multas conforme o tempo de ultrapassagem da locação.


    Um bom meio de aquisição de livros a bons preços é manter contato direto com as editoras e ou adquirir em feiras e eventos de lançamentos também.

    Exemplo de Loja para Aluguel de Livros com capacidade para alugar 100 livros/dia

    Atendimento;
    Administração;
    Depósito;
    Copa e
    Banheiro.

     

Projeto de Loja de Aluguel de Livros


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